sábado, 19 de julho de 2008

Um breve relato sobre Enriquecimento Ambiental







A vida de um animal em cativeiro, torna-se bem distinta daquela em um ambiente natural. Consequentemente o comportamento animal também se transforma quando está exposto a este tipo de ambiente. Portanto, sentiu-se a necessidade de criar uma técnica que aproximasse a vida de uma espécie em cativeiro da vida de um ambiente natural. O Enriquecimento ambiental em cativeiro é uma forma de promover o bem - estar de uma espécie, evitando o estresse da mesma e consequentemente a sua extinção. Os parâmetros para o bem-estar animal são: a saúde orgânica, a saúde ambiental e a saúde comportamental. A atividade também pode ajudar na incrementação da taxa reprodutiva do animal, e também no repertório normal do comportamento. O Enriquecimento em geral, evita que o animal perca as suas habilidades, satisfazendo as suas necessidades comportamentais quando dentro de cativeiros. Existem cinco tipos de Enriquecimentos: físico, sensorial, social, cognitivo e alimentar.
As espécies mais utilizadas aqui no Brasil para o enriquecimento, são as espécies de primatas como Cebus apella ( Macaco - prego ) e as espécies de onça como a Panthera onca ( onça pintada ). As técnicas de Enriquecimento exigem habilidades e também a própria criatividade do pesquisador. Estas devem permitir um estímulo físico e mental do animal, para que este não perca a noção de seus desafios diários.

A problemática do cativeiro desestimula os estímulos físicos e mentais, porque dentro deste, o ambiente torna-se estático, uma vez que é fornecido comida facilmente para o animal, e é protegido contra as interações competitivas. Dentro deste ambiente, o animal pode apresentar comportamentos esteriotipados como gritos, o próprio estresse, tédio, etc.
Por este motivo, o Enriquecimento ambiental em cativeiro é uma técnica utilizada na maioria dos zooloógicos, centros de manejo, etc.
Eu aconselho um trabalho sobre Enriquecimento Ambiental. É muito interessante, além de promover um bem-estar e evitar a extinção de várias espécies da nossa biodiversidade.
MODANÊS - ARAÚJO, Mariana









Um comentário:

Unknown disse...

hummmmmmmmmmmmm

agora esclareceu minhas duvidas sobre o tema!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

bem que podiam desenvolver algum tipo de enriquecimento para o ser humano, preso em um mundo zoologico, pois sinto estar vivendo como um primata em meio a um zoo urbano...................

haiuhaihiahiah

gostei