
A ecologia estuda a relação entre os seres - vivos e o meio ambiente, envolvendo a sua dependência com a água, o solo e o ar. Aqui os seres-vivos podem tanto alterar o seu meio, como o meio pode alterá-los. Ernest Haeckel, um cientista alemão, foi o primeiro em 1869 a utilizar este termo para designar a parte da biologia que estuda esta inter-relação. A palavra Ecologia vem do grego, em que "oikos" significa casa e "logia" significa estudo, ou seja, o estudo da casa ou o lugar onde se vive.
A ecologia envolve tanto os fatores abióticos ( como clima, tempo, relevo, temperatura, etc) e os fatores bióticos ( a própria comunidade) e divide-se em várias partes: a autoecologia, demoecologia e a sinecologia.
O meio-ambiente não afeta os seres -vivos somente pelo seu espaço a ser utilizado, mas também às suas funções vitais, como comportamento ( ou também denominado de Etologia ) e a sua qualidade é determinada pelo número de indivíduos e espécies que podem habitar aquele determinado ambiente.
As relações entre os seres-vivos, incluem a competição, a predação, a simbiose, o comensalismo, e o parasitismo.
A Ecologia é uma ciência que até hoje, preoculpa pesquisadores do mundo inteiro, pois é um dos ramos da biologia mais importantes, uma vez que envolve nosso ciclo vital. Abaixo estão os dez mandamentos da Ecologia:
- Amar a Deus sobre todas as coisas e a natureza como a ti mesmo.
- Não defenderás a NATUREZA em vão,com palavras,mas através dos teus atos.
- Guardarás as florestas intactas,pois tua vida depende delas.
- Honrarás a flora,a fauna,todas as formas de vida na Terra, o que inclui a tua forma humana.
- Não matarás, propiciando extinção das espécies.
- Não te calarás diante da impureza do ar, deixando que a industria que te emprega suje o que a criança respira.
- Não furtarás da TERRA sua camada de húmus raspando com máquinas ou provocando o fogo das queimadas,condenando com os anos o solo à infertilidade.
- Não levantarás falso testemunho,alegando que o lucro e o"progresso"justificam teus crimes.
- Não desejarás para teu proveito que as fontes e os rios se envenenem com os despejos
industriais .
-Não cobiçarás objetos e adornos para cuja utilização e preparação seja necessário destruir a paisagem, como trofeús de animais e enfeites de flores e galhos ornamentais.
MODANÊS-ARAÚJO, Mariana